top of page

AR-CONDICIONADO - Você sabe como instalar ?

Quem não sonha com aquele ambiente refrigerado na temperatura ideal, especialmente nos dias quentes ?

Ter um aparelho de ar-condicionado em casa ou no trabalho não é mais um artigo de luxo.

É um equipamento como qualquer outro ( geladeira, fogão, televisão ) e gera uma sensação de bem-estar incrível . Nossa disposição aumenta e as atividades do dia a dia podem ser feitas com muito mais facilidade.

Alguns pontos devem ser observados quando se quer instalar um ar condicionado em um ambiente. Um arquiteto ou um engenheiro podem te auxiliar no processo. Mas, nesse artigo vou te dar várias dicas e explicações sobre o tema.

Em primeiro lugar, você precisa entender sobre os tipos existentes no mercado para saber qual o mais adequado para o seu ambiente.

TIPOS DE APARELHOS

JANELA: se seu imóvel já possui buraco para colocá-lo, ou se você consegue quebrar a parede para instalar com facilidade, o modelo janela é indicado, pois sua instalação é mais simples: apenas fixar um equipamento.

O problema é que por se tratar de um aparelho mais antigo, poucos imóveis ainda possuem esse buraco. Outra desvantagem é o seu ruído e também o fato dele gastar mais energia com relação aos outros modelos mais atuais.

SPLIT: é o mais usado ultimamente. Ele é composto de dois aparelhos (a evaporadora e a condensadora). A evaporadora fica dentro do ambiente escolhido e a condensadora fica em alguma área externa.

Esses dois aparelhos precisam estar ligados por tubos e fios, necessitando de cuidados para sua instalação. Vou falar sobre isso no tópico COMO INSTALAR.

Ele é muito mais silencioso do que o modelo de JANELA e muito mais econômico (você verá a economia de energia no final do mês).

BI SPLIT/ TRI SPLIT: Idem ao Split, mas possui uma condensadora para cada duas ou três evaporadoras. Boa opção, quando não se tem espaço externo suficiente para as várias condensadoras.

PORTÁTIL: costuma ser escolhido por não precisar de investimento para sua instalação.

Só necessita estar próximo de uma janela para ser realizada a troca de ar.

Como o próprio nome diz, ele é portátil, pode ser levado para vários ambientes da casa.

Desvantagens: possui ruído alto, precisa-se esvaziar a água acumulada no seu reservatório e ocupa espaço no chão do seu ambiente.

CENTRAL: Possui uma central e vários dutos com saídas em cada ambiente. Muito usado em shoppings, supermercados, etc.

Não é indicado para residências pelos seguintes motivos: climatiza vários ambientes ao mesmo tempo, necessita de um grande espaço entre o forro e o teto (por onde passam os dutos) e possui um custo elevado em relação aos outros modelos.

COMO INSTALAR

REDE ELÉTRICA:

Em primeiro lugar, deve-se ter um cuidado especial com a rede elétrica do seu imóvel.

Existem aparelhos disponíveis na tensão 110 e na 220 volts. Você pode definir qual deseja utilizar, já que terá que usar tomada e disjuntor exclusivos para o ar condicionado.

Jamais ligue mais de um aparelho, com o uso de benjamim, por exemplo, na mesma tomada em que o ar condicionado está ligado.

O disjuntor deve ser escolhido de acordo com a potência do aparelho.

A fiação também deve estar compatível com o ar condicionado utilizado. Quanto maior a potência, mais grosso deve ser o fio, para evitar o aquecimento do mesmo.

ONDE COLOCAR (EM QUE AMBIENTE):

Em ambientes comerciais, escritórios, empresas não se tem muita dúvida de onde colocar o aparelho.

Mas, falando de residências, a escolha do cômodo costuma gerar dúvidas. Na minha opinião, essa é uma questão pessoal de cada família, mas se tivermos mesmo que optar, eu aconselharia colocar no quarto, onde o usuário poderá ter noites de sono agradáveis, com total conforto térmico.

MELHOR POSIÇÃO (NO CASO DO SPLIT):

Falando nas evaporadoras (unidade interna):

- Prefira colocá-las na maior altura possível da parede, deixando uma distância de 15 cm para facilitar a limpeza.

- Se possível, centralize-o na parede para otimizar a refrigeração do espaço.

- Tome cuidado com a estrutura do imóvel. Evite colocá-lo em paredes repletas de instalações elétricas ou tubulação de água e esgoto.

- Fuja dos obstáculos: proximidade de móveis, cortinas, persianas, etc. Já que esses podem impedir a boa circulação do ar.

Falando em condensadoras (unidade externa):

- Devem ser colocadas obrigatoriamente em ambientes com troca de ar para o lado externo. Ou seja, em sacadas ou em áreas de serviço que tenham grandes janelas e que estas permaneçam abertas. Sempre respeitando as indicações do fabricante.

DICAS DA PROFISSIONAL:

Como sempre, no final de cada post dou dicas pessoais adquiridas com a prática. São elas:

- DUAS PARTES PRÓXIMAS: Prefira que as duas partes (evaporadora e condensadora) estejam as mais próximas possíveis, evitando custos altos com materiais e mão-de-obra para sua instalação.

Exemplo: escolha a parede da sala mais próxima da sacada. Assim, a tubulação e a fiação serão mais curtas.

- ATENÇÃO AO DRENO: Lembre-se do dreno. Todos os ares-condicionados soltam água quando estão em funcionamento.

Então, no caso do Split, decida juntamente com o técnico que irá fazer a instalação, se o dreno sairá da evaporadora ou da condensadora. Se for da evaporadora, esta deverá estar próxima de banheiros, para aproveitar algum ralo ou outra saída de água.

Se for na condensadora (mais fácil na minha opinião), o dreno poderá ser levado também até um ralo, só que em ambiente externo, não há a preocupação com um caninho aparente, se for o caso...

- RECURSOS PARA DISFARÇAR A EVAPORADORA: Muita gente gosta de esconder a evaporadora. Eu não me importo com isso. Acho que é um aparelho como qualquer outro do ambiente: televisão, geladeira, etc. Mas, se você não gosta de deixá-la a mostra, você poderá usar de artifícios, como uma marcenaria planejada. Sempre lembrando obviamente, que a parte onde sai o ar precisa estar livre!!

- EMBUTIR TUBULAÇÃO E FIAÇÃO: Agora, falando na tubulação e na fiação. Esta sim, precisa ficar escondida na minha opinião. A melhor opção é colocá-las dentro do forro de gesso e embuti-las nas paredes, se for possível. O resultado é muito mais bonito, sem dúvida.

Se não for, uma sanca de gesso ou de marcenaria poderá escondê-las também.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page